Etapa brasileira do Tour de France tem nova data divulgada pela organização

Etapa brasileira do Tour de France tem nova data divulgada pela organização

Evento, que chega ao sexto ano seguido na região de Campos do Jordão (SP), vai acontecer em novembro.

Os inscritos no L’Étape Brasil by Tour de France, maior prova de ciclismo amador do país, já sabem quando poderão percorrer as estradas da Serra da Mantiqueira em 2020. Depois do adiamento, em virtude do novo coronavírus, a prova, inspirada e com relação direta com o Tour de France, agora vai acontecer entre 27 e 29 de novembro, em Campos do Jordão (SP). A data inicial era entre 25 a 27 de setembro.

”Para garantir a saúde e a segurança dos ciclistas, famílias e staff, além da população, decidimos tomar a decisão de alterar a data do evento. Consultamos todas as autoridades e representantes da modalidade para escolher a melhor data. A mudança também foi pautada na preparação dos atletas, que está impactada pela pandemia”, disse Bruno Prada, organizador do L’Étape Brasil by Tour de France.

O L’Étape Brasil chega à sua sexta edição em 2020 e mantém estrutura de alto nível. Em 2019, 2.400 ciclistas de todos os estados do Brasil e de outros países como Alemanha, Austrália, França e Estados Unidos, participaram do evento. O último título ficou mais uma vez com Otávio Bulgarelli, com a marca de 3h07min02s20.

O resultado foi definido praticamente no photo-finish, na disputa com Ricardo Pichetta. No feminino, a alemã Nadine Gill não deu chances às adversárias e completou o percurso de 107 quilômetros em 3h15min36, com mais de 15 minutos na frente segunda colocada (Taise Benato). A ciclista amadora também foi bicampeã consecutiva da prova.

Para 2020, mais de 1.700 atletas já estão inscritos para os percursos de 107 km e 66 km que vai passar também pelas cidades de Santo Antônio do Pinhal (SP), São Bento do Sapucaí (SP) e Sapucaí Mirim (MG).

Prova francesa também foi alterada

Inicialmente marcado para acontecer entre 27 de junho inicialmente e teria seu grand finale em 19 de julho, o tour de France, considerado o maior evento de ciclismo do planeta, agora vai ser realizado entre 29 de agosto a 20 de setembro. A decisão foi tomada após discurso do presidente francês, Emmanuel Macron, sugerindo proibição de eventos de grande porte até meados de julho. A prova seguirá a mesma rota, sem alterações, de Nice a Paris.